top of page

 

Atualmente, e a como o evoluir da tecnioclogia,o Spotify está disponível para diversas plataformas, como exemplos destas o computador (Windows, Mac OS e Linux), aplicativos moveis (Android, iOS e Windows Phone) e até consolas de jogos como a Playstation e a Xbox. As suas funcionalidades estão também disponíveis na Web. Em todos os casos, é apresentada uma interface bastante intuitiva para os utilizadores.

As várias funcionalidades do Spotify dividem-se em dois grupos: os utilizadores não Premium e os Premium, que pagam uma mensalidade e que têm acesso a todas as funcionalidades da aplicação. Como todas as funcionalidades disponíveis para utilizadores não Premium também estão disponíveis para utilizadores Premium, iremos apenas dedicar esta secção as funcionalidades deste último tipo de utilizador.

As músicas podem ser encontradas pesquisando por artista, por álbum, por género musical, por editora e por Playlists. Estas Playlists são criadas por utilizadores e permitem definir e agrupar um conjunto de músicas à sua escolha. Estas também podem ser editadas por múltiplos utilizadores e alteradas ao longo do tempo. Alem das playlists criadas por um utilizador em concreto, este utilizador poderá também ouvir playlists criadas por outros e que não sejam privadas. Os utilizadores podem também partilhar as suas playlists com outros utilizadores se assim o desejarem. O Spotify fornece também 4 playlists diárias com músicas dos géneros musicais mais apreciados pelo utilizador em questão. Também uma Playlist chamada “Radar de Novidades” é fornecida pelo Spotify e permite aos utilizadores ouvir músicas fora dos seus géneros habituais.

Outra funcionalidade fornecida pelo Spotify é uma componente informativa associada aos artistas e que permite ao utilizador consultar a biografia, dados relativos as suas reproduções mensais e seguidores e os próximos concertos agendados.

No fim de cada ano, o Spotify cria um vídeo de estatísticas em que é possível ver quais as músicas mais ouvidas pelo utilizador nesse ano, os artistas mais ouvidos, os géneros músicas preferidos e até o número de países de onde foi proveniente a música ouvida.

 

Spotify e as redes sociais

 

O Spotify permite que se associe contas de redes sociais como o Facebook ou o Twitter à conta Spotify e, deste modo, que os utilizadores tenham acesso às músicas ouvidas e playlists criadas pelos seus amigos, assim como ao perfil dessa pessoa, no caso de esta ter uma conta Spotify.

Como numa rede social normal, também aqui existe um “feed” de notícias com a actividade dos utilizadores seguidos, tal como a última música ouvida pelo utilizador em questão. É também possível enviar mensagens a amigos através da aplicação.

É também possível seguir artistas para ter mais rápido acesso a novidades.

 

 

Ouvir offline

Disponível apenas para utilizadores Premium, esta funcionalidade permite ao utilizador guardar músicas nos seus equipamentos e poder ouvi-las mesmo sem acesso à internet. Esta é uma das principais funcionalidades da conta Premium pois permite ouvir música em qualquer lado.

 

Podcats

O Spotify apresenta agora uma nova funcionalidade que é a existência de Podcasts na aplicação. Alem da música, é agora também possível ouvir podcasts de artistas de todo o mundo.

 

Spotify connect

Através desta funcionalidade, apenas disponível para utilizadores Premium, é possível ligar o Spotify a outros dispositivos como colunas, carros ou televisões a partir de um dispositivo móvel com a aplicação.

 

Volume

 

Para utilizadores Premium, o Spotify fornece uma funcionalidade que permite alterar o nível de volume da música acima ou abaixo do que foi originalmente gravado. São disponibilizados três níveis de volume:

  • “Loud”: Aconselhável para quando se está num ambiente barulhento ou quando simplesmente o utilizador gosta de música com o volume alto;

  • “Normal”: A opção default;

  • “Quiet”: Aconselhado quando se está num ambiente calmo.  [10]

 

Qualidade do som

Também no parâmetro da qualidade da música, as contas Premium diferem das não Premium. Na web, um utilizador não Premium recebe a música a um rate de 128kbit/s enquanto que um utilizador Premium a recebe ao dobro do rate, ao seja, a 256kbit/s. De notar que um bit rate maior conduz a mais informação sonora por segundo e logo a uma melhor qualidade musical. Para aplicações em computadores e dispositivos moveis, a opção não Premium contem quatro tipos diferentes de qualidade de música: automático (depende da ligação á internet); “Low” (aproximadamente 24kbit/s); “Normal” (equivalente a 96kbit/s) e “High” (equivalente a 160kbit/s). As contas Premium têm ainda acesso a um outro nível (“Very High”) que transmite a um rate de aproximadamente 320kbit/s [10].

bottom of page