top of page

O spotify foi desenvolvido em 2006 pela equipa Spotify AB, em Estocolmo, Suécia. A empresa foi fundada por Daniel Ek e Martin Lorenotzon. Daniel EK, empreendedor tecnológico sueco, programa desde os 14 anos e começou assim por desenvolver sites para negócios da sua cidade Natal, Ragsved, e, posteriormente, a investir nos seus próprios servidores que ofereciam serviços online. Após abandonar a Universidade fundou a empresa de anúncios online Advertigo, a qual vendeu em 2006 para a empresa Tradedoubler. Antes de conhecer Martin Lorenotzon passou por várias empresas como Jajja Communications, Stardoll e µTorrent. Martin Lorenotzon nascido na cidade de Boras, na Suécia, é formado em engenharia civil pela instituição de ensino Chalmers University of Technology em Gothenburg. Estudou também Economia na Stockholm School of Economics e é doutor honorário pela Chalmers University of Technology. É um dos fundadores da Tradedoubler e faz parte do conselho da Telia Sonera, uma empresa de telecomunicações.

Foi numa conversa entre Daniel Ek e Martin Lorenotzon que surgiu a ideia do Spotify. Estávamos no ano 2006 numa altura onde a pirataria na Internet era um grande problema, principalmente na área da música. Assim surgiu a ideia de criar algo que fosse mais atraente do que a pirataria, ou seja, que convencesse os utilizadores a pagar por um serviço de música que trouxesse mais benefícios. O desafio era grande, não só pela pirataria, mas também pelo facto de predominar o modelo de compra, ou seja, pagar por um álbum, seja ele em formato físico ou digital. De modo diferente, o Spotify é idealizado sob o modelo de pagar para ter acesso e não a posse.

Oficialmente o Spotify foi lançado a Outubro de 2008, pois foi preciso atrair investidores e convencer as grandes gravadoras a aderir.

image4.jpg
bottom of page